Cloud Storage

Apesar dos serviços de nuvem não serem mais nenhuma novidade, muitos gestores e profissionais de diversos segmentos da economia se perguntam: o que é Cloud Storage? A verdade é que ainda falta informação de alto nível sobre a alternativa e, na dúvida, muita gente prefere não se arriscar a usá-la.

O problema é que a maioria das empresas está deixando de aproveitar uma grande oportunidade de agregar maior segurança e mobilidade aos dados. Data Centers inteiros podem ganhar um backup de segurança na nuvem (Cloud Backup) e passar a operar a partir dela, mas os gestores precisam de confiança para investir na estratégia.

Então, o nosso objetivo hoje é sanar todas as dúvidas acerca do assunto. Confira a partir de agora o que é Cloud Storage, como ele funciona e quais sãos as principais vantagens proporcionadas às empresas!

O que é Cloud Storage?

Cloud Storage é um termo em inglês que significa “armazenamento em nuvem” e se refere ao espaço online disponibilizado por um provedor de recursos de cloud computing para você armazenar dados pessoais e empresariais. Com essa alternativa, além de você manter backups em dispositivos de armazenamento físico, como HDs externos, pendrives e computadores, pode criar cópias e mantê-las a salvo na nuvem.

Essa solução representa uma forma adicional de agregar segurança contra a perda e dano dos dados mais importantes para o negócio, possibilitando o acesso remoto. Geralmente, as soluções de Cloud Storage são fornecidas por um provedor que mantém uma grande rede de servidores virtuais equipados com ferramentas para o próprio usuário gerenciar a distância o ambiente online e seus arquivos hospedados.

Mais do que isso, o Cloud Storage é um dos componentes que contribuem para a atual revolução digital, inovando a forma como os dados e informações são tratados. Além disso, ele faz parte de uma estratégia maior, como a virtualização de infraestruturas completas de TI.

Como funciona o Cloud Storage?

Hoje, o tipo mais simples de armazenamento em nuvem ocorre quando você decide migrar arquivos e pastas recheados de dados do seu servidor, computador ou dispositivo móvel para um ambiente online criado em um servidor virtualizado. Os arquivos enviados servem como backup e, caso os arquivos originais sejam danificados ou perdidos, o usuário pode fazer um download da última versão copiada para o dispositivo que quiser.

Se preferir, também pode utilizar os dados e informações no próprio ambiente online para executar suas tarefas ou parte delas, eliminando processos de download e permitindo que eles sejam atualizados em tempo real, na nuvem.

Para isso acontecer, um ou mais Data Centers (rede de servidores) são montados e mantidos pelo provedor, oferecendo espaço e ferramentas de gerenciamento como serviços. Esses recursos são acessados por meio de um link no navegador de web, depois de efetuar login e senha, e o ambiente pode ser escalonado conforme as necessidades de espaço do usuário.

Quais são as vantagens do Cloud Storage?

Deixar seus arquivos armazenados apenas em dispositivos físicos pode ser arriscado, principalmente quando muitas pessoas têm acesso. Mesmo que prefira continuar utilizando-os, é importante que adote medidas de segurança usando os recursos de Cloud Storage como complemento. Conheça agora as principais vantagens da ferramenta:

Aumenta a segurança dos dados

No Cloud Storage, os arquivos são protegidos por criptografia (um sistema que codifica os dados), tornando-os ilegíveis para quem acessa o ambiente de forma não autorizada. Quando o usuário entra na conta digitando o login e senha corretos, por outro lado, o acesso é liberado e os dados decodificados.

Você pode utilizar o espaço para armazenar backups (cópias de segurança) e também para trabalhar de forma remota, pois é possível incluir, editar e remover dados sem precisar fazer um download dos arquivos. Ao trabalhar em um ambiente seguro, os riscos de perdas e danos são menores.

Como os provedores de serviços de cloud computing costumam entregar infraestruturas robustas e bem planejadas, com redundância e planos de recuperação de desastres, a disponibilidade é garantida em praticamente 100% do tempo.

Reduz custos operacionais

Com o Cloud Storage, não há mais a necessidade de manter dispositivos de armazenamento físicos na empresa, como servidores e HDs externos. Dessa forma, reduz-se os custos com aquisições e mão de obra especializada para executar instalações, manutenções e atualizações dos equipamentos.

Também, na nuvem, a empresa pagará apenas pelo espaço e ferramentas que usar. Isso porque os serviços são contratados por meio de um modelo de assinatura, em que você pode escolher um plano com pacote de serviços adequados às necessidades da empresa, ou montar um personalizado, pagando uma mensalidade fixa e outra variável, caso use espaços e ferramentas adicionais.

E tem mais. Se a empresa migrar o banco de dados para a nuvem, liberará espaço físico utilizado para acomodar os equipamentos, terá uma grande economia no consumo de energia elétrica e não pagará mais por capacidade de TI ociosa.

Facilita a escalabilidade

Provedores de Cloud Storage entregam uma estrutura elástica para os usuários. Isso quer dizer que o ambiente se adapta às demandas. A empresa pode começar pequena e se desenvolver rápido ou lentamente na nuvem por um custo bem baixo. Assim, o Cloud Storage torna viável o investimento em desenvolvimento sustentável e permite que empresas de todos os tamanhos tenham acesso à tecnologia, nivelando a competitividade entre elas.

Agrega mobilidade

Como os dados ficam disponíveis em um ambiente online, podem ser acessados e trabalhados a partir de qualquer dispositivo, lugar e horário. Você só precisará de um ponto de conexão com a internet e a senha de acesso. Essa mobilidade é fundamental para organizações que mantêm equipes de trabalho remotas ou desejam estender as operações para além dos muros da empresa.

Conforme você pode notar, os recursos de Cloud Storage permitem que a empresa vá muito além de aumentar a segurança dos dados. Com ele, é possível também otimizar os processos de trabalho, sendo uma ótima alternativa de investimento para agregar vantagem competitiva ao negócio. Agora que você já sabe o que é Cloud Storage, lembre-se de falar com um especialista no assunto para montar a estrutura de nuvem ideal à sua empresa.