Redes e VPN

Uma rede privada virtual (VPN) conecta computadores remotos ou redes, com segurança, pela Internet. Uma VPN permite que você se conecte a recursos de qualquer lugar do mundo como se estivesse se conectando à sua rede local (LAN).

Do ponto de vista do usuário, uma vez conectado, a VPN é completamente transparente. Ele se conecta de forma segura aos recursos da empresa mesmo usando uma rede pública de internet.

Como funciona uma rede privada virtual?

Existem várias maneiras de configurar uma VPN. Alguns usam um software cliente no qual você efetua login com uma ID de usuário e senha. Depois que suas informações forem verificadas, todos os dados que você está enviando e recebendo serão criptografados e, portanto, estarão protegidos.

Outros usam SSL (Secure Sockets Layer) e não há necessidade de instalar um aplicativo cliente. O SSL usa um navegador da Web para se conectar a um dispositivo de rede ou ao servidor do escritório e geralmente limita o acesso a arquivos e aplicativos específicos.

A melhor configuração para o seu negócio dependerá do seu tamanho e suas necessidades.

Benefícios de uma rede privada virtual:

  • Conectividade: Uma VPN pode conectar filiais e matriz para habilitar intranets corporativas e permitir que toda a equipe acesse dados centrais com segurança.
  • Produtividade aumentada: Os trabalhadores remotos podem se conectar à rede da empresa com segurança em casa ou ao viajar e trabalhar com a mesma eficiência como se estivesse no escritório.
  • Segurança: Todas as trocas de dados e comunicações são criptografadas e completamente protegidas de olhares indiscretos. Se os dados fossem interceptados, não seria legível aos hackers.
  • Escalabilidade: Sua VPN pode crescer com o seu negócio, conforme suas necessidades mudam.
  • Economia de viagens: Os trabalhadores podem se conectar à rede de qualquer lugar. Com uma VPN segura, há menos necessidade de deslocamento.
  • Flexibilidade: Trabalhadores autônomos ou temporários podem se conectar aos recursos conforme necessário, sem precisar estar fisicamente no prédio. Parceiros de negócios, fornecedores e clientes podem ter acesso selecionado aos recursos da rede para aumentar a produtividade dos negócios. O acesso pode ser concedido ou revogado com rapidez e facilidade.